Cinco malefícios da maconha

Rodrigo Fialho

Muitas organizações e pessoas tem defendido a liberação do uso e tráfico da maconha no Brasil afirmando que a droga não causa sérios danos à saúde do usuário, o que não é verdade. Aproveito a onda de manifestações em prol da legalização da maconha para divulgar cinco malefícios causados pela droga:

Primeiro:  A maconha reduz a defesa das pessoas às doenças.

Segundo: Mesmo consumida em doses mínimas, pode prejudicar a capacidade de dirigir, pois ataca a concentração, atenção e juízo dos motoristas, diminuindo as faculdades de percepção e movimento.

Terceiro: Maconha pode causar câncer de pulmão: Alguns estudos sustentam que a maconha mais do que a nicotina pode iniciar alterações cancerígenas em células do pulmão.

Quarto: 80% dos usuários que tentam largar o vício sofrem com problemas para dormir, com insônia e pesadelos. “Quando essas pessoas tentam dormir têm pesadelos. Acordadas, apresentam nervosismo, ansiedade, perdem o apetite e emagrecem”, diz uma cientista.

Quinto: Consumidores de maconha têm performance até 30% inferior à de pessoas que não usam a droga em testes relacionados à capacidade de atenção, processamento de informações, abstração, organização de idéias, tomada de decisões e memória.

Maconha: últimos estudos a respeito: 

  1. …entendo que muitas coisas na vida faz mal, como fumaças e mal hábitos alimentares, não critico ninguém pelas suas decisões, eu não tenho nenhum vício, nem álcool, nem vinho, abuso um pouco
    do refrigerante, sempre falo pra minha mãe que as vezes uma pessoa que fuma cigarro e maconha
    ou outra droga talvez viva mais que uma pessoa que não controla seu hábito alimentar, por ter diabete, pressão alta ou outro problema, no mundo em que vivemos hoje existem muitas propagandas enganosas, como a maioria dos alimentos industrializados que deveríamos optar pelo que Deus nos deixou como a natureza, temos tudo que precisamos, as frutas, verduras, água , mas confesso que quando experimentamos algo e gostamos, é difícil ficar sem, mas a todo dia eu
    analizo e consumo oque é de melhor para meu corpo que é templo do Espírito Santo, essa é uma
    maneira de agradecer a vida que eu levo, por não ter nenhum problema de saúde, por eu ter minha
    visão, meus braços e pernas, minha coragem, meus objetivos e para que na hora em que o Senhor
    me chamar, para que eu tenha o mínimo de sofrimento, que Deus abençoe a todos e todas escolhas e lembram -se , ” Curta a Vida Curta “.

  2. Tá. E aí ? Quem tá certo, o famoso e profissional Dr. Dráusio Varella ou o todo cheio de certeza que é esse Fialho? O divertido é saber como as pessoas se enchem de tanta certeza, tanto para quem é contra quanto para quem é a favor. Enquanto isso continuamos sem saber de nada. rsrsrsrsrs.

  3. Oi. meu nome é anderson almeida. queria contar a vocês que a minha namorada usa maconha a 2 meses. ela fuma todo dia. eu tenho medo das consequencias. converso muito com ela para ela largar isso, mais infelizmente ela não me escuta e ainda fica brava quando eu toco nesse assunto. ela fuma cigarro também e me diz que o cigarro é pior do que a maconha. eu só queria o bem dela, não queria que ela usasse isso. espero que um dia ela me de razão.

  4. Muinto se fala dessa droga,alguns falam o que nao sabem,mas eu como mae sei bem o que e lidar com um filho viciado,nao e facil ver a cada dia uma pessoa, que vc ama ser levada por essa droga!ver a mudança a cada dia acontecendo….ver que seu filho nao tem pespectiva nenhuma,nao estuda,nao consegue ficar em trabalho nenhum,emagrecendo a cada dia,desequilibrado,neorotico,insensivel com a familia agressivos com todos,enfin uma pessoa transformada pelas drogas,e vcs ainda ficam de defender uma coisa maligna dessas e pq vc nao sabem o que e o sofrimento de uma mae ta!mas continuem assim que daqui a algum tempo vcs vao ver o que realmente acontece de verdade, com quem usa,pois no final vai perder tudo inclussive a familia em troca dessa dita maravilhosa droga!parabens como o meu filho vc sempre defenderam essa porcaria de vicio e se tornaram escravos dele ,esquecendo que o mais importante vcs deixaram pra traz o amor de seus familiares,sabe pq quem e usuario termina so por conta propia!

  5. percebi que o uso continuo dela de 3 a 5 vezes por semana estava me deixando neurótica com as pessoas a minha volta,picos de ansiedade,stresse,nervosismo,confusão mental e abertura para o uso do alcóol e depressào.A tirei da minha vida com ajuda de psicólogo,corrida e alimentação.Ela abre a cabeça,mas o uso continuo provoca doenças mentais ou faz elas mostrarem a cara.

  6. Gente ignorante, e cega..Apologia a uma coisa q esta acabando c seus cérebros, n adianta se fazer d intelectuais! Fora o pulmão q fica todo fodido c câncer, porta d entrada p outras drogas e “contribuição” p o tráfico! Famílias sendo destruídas!

  7. Fumei por 5 anos e parei ja tem 2 anos por isso respeito quem fuma, mas na boa nao me orgulho de ter usado, isso so prejudicou minha vida social!

  8. Realmente, quem faz algo e não quer parar de fazer não gosta de ouvir a verdade. Entretanto, não existem comprovações da relação do THC (TetraHidroCannabinol), principio ativo da maconha com o vicio. O vicio se origina simplesmente pelo hábito…ou vai você vai me dizer que as pessoas que são viciadas em chocolatem viciaram-se pois o chocolate tem substâncias viciante? Deviam proibir também, né?
    A maconha desacelera o crescimento de tumores, porém qualquer fumaça é tóxica aos pulmões.Além disso a erva alivia TPM, ajuda no tratamento contra câncer (ironia não?) pelo fato de controlar a ansiedade e aumentar o apetite, entre outros. Entretanto, testes com pessoas que não fumam a erva e com usuários comprovam que o uso a longo prazo (10 anos, no minimo) de 1 cigarro de maconha, o famoso baseado, causa uma queda de 5% nesses testes em relação ao não usuário, considerando que são testes de inteligência e atenção.
    Então, levando em conta pessoas que fumam apenas em festas ou com amigos pelo menos 1 ou 2 vezes por mês, estas não teriam problemas futuros. Porém, nos jovens, principalmente os que não possuem orientação dos pais, ou têm auto-estima baixa, ou simplesmente necessitam se mostrar, o ato de fumar maconha torna-se uma questão de afirmação perante os colegas, somente para se expor. É ai que mora o perigo, pois fuma somente para se mostrar não pq gosta da maconha, então, sua passagem para outras drogas pode ser uma questão de tempo.

    (Não tenho referências, porém são dados reais, frutos de leitura e pequisas)

  9. Pessoas ignorante dizem que a pessoa que fuma terá câncer.
    Pessoas ignorantes dizem que pessoas que fumam e são bem sucedidas são tristes.
    Pessoas ignorantes dizem que maconha é uma droga.
    Pessoas ignorantes dizem que maconha faz mal.
    Pessoas ignorantes tratam maconheiros como pessoas que não merecem moral, respeito e nem mesmo uma forma de atenção. Fumo maconha diariamente a mais de 6 anos, tenho acompanhamento medico e não sofro nenhum tipo de doença, nem se quer inicio, meus pulmões estão saudáveis, minha memória está ótima e meu QI, continua o mesmo que eu tinha com 16 anos, baseado em testes que faço 1 vez por ano, meu oncologista diz que estou muito bem.
    Não estou dizendo que as pessoas devem fumar maconha, ou mesmo começar a fumar. Maconha não vicia o que vicia é a sensação que ela proporciona, assim como o esporte, diferente do chocolate, e do café e, é claro, do cigarro. Maconha me proporciona dezenas, centenas até mesmo milhares, de gargalhadas diárias, as quais, eu poderia afirmar que não me deixa triste, não estou sozinho e nem estarei tão cedo.

    “Por que a maconha é proibida? Porque faz mal à saúde. Será mesmo? Então, por que o bacon não é proibido? Ou as anfetaminas? E, diga-se de passagem, nenhum mal sério à saúde foi comprovado para o uso esporádico de maconha. A guerra contra essa planta foi motivada muito mais por fatores raciais, econômicos, políticos e morais do que por argumentos científicos. E algumas dessas razões são inconfessáveis. Tem a ver com o preconceito contra árabes, chineses, mexicanos e negros, usuários freqüentes de maconha no começo do século XX. Deve muito aos interesses de indústrias poderosas dos anos 20, que vendiam tecidos sintéticos e papel e queriam se livrar de um concorrente, o cânhamo. Tem raízes também na bem-sucedida estratégia de dominação dos Estados Unidos sobre o planeta. E, é claro, guarda relação com o moralismo judaico-cristão (e principalmente protestante-puritano), que não aceita a idéia do prazer sem merecimento – pelo mesmo motivo, no passado, condenou-se a masturbação.” revista super interessante. agosto de 2002.

    • Olha cara, entendo sua crítica aos dados científicos que divulguei no meu blog. Agora, assim como você tem o direito de divulgar suas crenças e opiniões a respeito da maconha, eu também tenho. Por isso não me venha com essa babaquice de eu sou preconceituoso. Me parece é que você tem medo da verdade. Meu caro, se você não aguenta opinião contrária a sua, não te mete em ler blog conservador.

      • Achei muito importante o que vc relatou em seu blog! So que a galera tem que se tocar que a maconha de hoje, nao e mesma que a seus avos e ate mesmo os seus pais usarao hoje a maconha consumida no Brasil e a popular maconha trangenica, que cada vez, aumenta os niveis de substancias . Que acarretao cada vez mais perigo a saude!

    • Rafael é mto triste quando as pessoas precisam de coisas artificias para sentir prazer,para viver….é tudo uma fuga. Faça cada minuto valer a pena e desfrute da graça da vida. A vida é um dom de Deus. A percepção clara dos acontecimentos,a sensibilidade e a capacidade de discernimento no momento oportuno são uma dádiva! ! Fortalece-se na fé e é alimentada pela vivência.Cada alvorada é um presente de Deus ,é a chance de comptemplar e viver mais um dia. Abra um sorriso, esqueça o que passou e vá em frente ” Abrace seus projetos com perseverança e clareza. Enfrente as dificuldades com esperança e determinação e transforme seus sonhos em realidade ! Realmente existem mtas drogas lícitas,mas é uma pena que os seres humanos precisam de ficar dependentes de tantas coisas ruins. Eu penso que vc deve ser jovem e tb inteligente com certeza vc conseguirá ter prazer na vida sem precisar de droga nenhuma. Por isso, aproveite a chance que a vida lhe ofereceu de recomeçar sempre,acredite em seu potencial e concretize seus ideais . Pratique esporte,sabia que andar de bicicleta é ótimo para saúde ! Seja alegre e tenha fé.Deus te abençoa muito !

  10. Eu gosto muito de estar no controle. E a maconha te tira do controle…Tudo bem, vamos lá!!! Vcs tem noção do número de pessoas q morrem por causa das drogas ilícitas ou não? Já pararam pra pensar que nesse momento existem crianças,mães e pessoas inocentes sendo usadas para alimentar o vicio de vcs, q tmb não deixam de ser vitimas desse nosso governo de merda, que e o grande culpado dessa guerra instaurada do trafico. Realmente e URGENTE a necessidade de sermos felizes, estamos aqui pra isso desde que a sua felicidade nao faca as pessoas q estao ao seu lado infelizes.

    Relato de um viciado

    Caramba!! Cada um faz o q quer da sua vida. Deixa eu usar minha droga em paz… Pessoas importantes usam e sao bem sucedidas e conquistaram o mundo. Me deixa em paz eu nunca fiz mal pra ninguém. O que? Eu Ajudando o trafico, a guerra, pessoas estao morrendo por minha culpa… Fala serio… Eu q fumo e vc q fica doidao, minha família esta sofrendo, que meus pais… Chega de blá,blá,blá. A hora que eu quiser eu paro eu só não paro porque eu gosto da sensação q ela me da.

    Nos estamos nessa vida pra sermos felizes para isso precisamos uns dos outros, ninguém vive sozinho nesse mundo. As pessoas importantes citadas por esse usuário até são bem sucedidas, mas não felizes. Ficaram sozinhas e ninguém e feliz sem amor e sozinho.

  11. acho que em toda minha vida nunca vi ninguem tão ignorante assim quanto esse tal de Fialho,
    deveria aproveitar um pouco mais da vida que tem em sentir bons momentos, conhecer lugares
    e não se preocupando com o que os outros fazem ou deixam de fazer no seu censo de certo e errado, fica a dica ;)

      • Ignorantes tambem pensam. olha só.
        1- Muitos medicamentos e até mesmo alimentos reduz a imunidade das pessoas, principalmente mudanças bruscas de tempo.
        2- Voce fez uma afirmaçao em que a resposta anterior tambem tem validade, e mesmo esse consumo minimo não entra nas estatisticas de acidentes de transito dos orgaos governamentais.
        3- Assim como toda fumaça, inclusive a produzida pelo veiculo que voce costuma usar. Assim como tambem os gases produzidos pelos ruminantes produz resultados importantes sobre a proteção na nossa camada de ozonio.
        4- Insere perecentuais sem notificar as fontes e pesquisas assim como tem muitas opnioes medicas contrarias.
        5- Ai o problema é não só a maconha, mas qualquer outra droga que seja usada, exceto aquelas que tem função contrarias e que o objetivo seja exatamente foco.
        CONCLUSAO – O que me parece é que voce é preconceituoso, e não aceita opinioes contrarias, tendo assim dificuldades levando o a virulencia e tentando ser superior.
        um abraço.

  12. Eu não fumo, mas respeito quem faz, cada um faz o que quiser com o seu corpo. Livre arbítrio filhos, só não acho que deva virar festa, em que todos fumassem livremente, isto não, mas se quiser fumem nas suas casas. Se cada um cuidasse da sua vida e deixassem os alheios serem felizes, tenho a certeza que o mundo seria ótimo. O problema não é a porra da maconha, mas sim a hipocrisia das pessoas que não tem o que fazer. Cada um na sua, mas com alguma coisa em comum,,,,

    • O problema não é o fato de sair fumando em vários lugares, o problema é que se a polícia entra na sua casa e vê seu vaso de planta que você plantou pra não dar dinheiro para o tráfico você ainda é preso!!
      Acredito que com a descriminalização da maconha, virá também um conjunto de leis para a mesma,tal como o cigarro comum, onde pode fumar e etc de coisas. F**da é que é um conjunto muito grande de hipocrisia por parte política e mercado, essa porra toda é só dinheiro, se um dia vocês puderem dar uma olhada pelos bastidores da relação de política-polícia-tráfico, verão o que estou falando!

  13. Caro amigo Krokodil: se você não sabe é um calmante que tem o seu principal principio ativo chamado de codeína,que é usado de forma incorreta ao envés de oralmente é usado de forma erronia intravenosamente, o uso de krokodil codeína é característico na Rússia pois sua compra é legalizada como medicamento calmante de fácil acesso, e seu custo é inferior ao crack por isso sua aceitação é maior entre viciados que a oura droga citada. Fica dica leia não faça referencias de uma droga fisicamente e psicologicamente destrutiva com a Canabis sendo que seus efeitos são dentre até drogas como aspirina e outras inferior, Porém não sou a favor do uso descriminado de Canabis como todas as drogas tem o uso correto para fins corretos e na dosagem correta.Isso é um assunto que ha muito está em pauta para discussão.

    • Concordo,o uso frequente e quantidade é o que a torna má.Se eu fumo 2 dias seguidos,2 vezes.Minha memória já fica prejudicada.

      • Não faço apologia, fumo maconha e sei que prejudica, mas sei que pode proporcionar bons momentos cerimoniais também, agora você chamar a vida dos usuários de porca além de falta de respeito e educação, deixa claro que é uma pessoa preconceituosa e que porca mesmo é a evolução do seu espírito, e lamentavelmente com todos seus neurônios vai ser eternamente um imbecil, quem ta falando aqui é um Campeão Brasileiro de Jiu Jitsu FAIXA PRETA ,não apoio violência, mas respeito pode conservar seus dentes porcos, assim como sua mulher deve ser uma porca , e todos que se envolvem contigo devem viver em um chiqueiro nojento.

      • Bem… tenho 22 anos… e fumo maconha desde os 12… isso nao afetou a minha memoria ou mesmo me deixou menos que os outros, estudo, trabalho e faço tudo que uma pessoa normal faz.
        Jogo futebol com os amigos.

        Acho que alem da droga depender do organismo para manifestar algum tipo de doença, a cannabis e menos prejudicial que o alcool pois voce nunca ouuviu falar que o motorista estava emaconhado, quando cometeu o acidente, agora outros tipos de drogas deixam as pessoas agressivas.

        ai esta meu ponto de vista.!

  14. O DIABO E MACONHEIRO,O INFERNO UM GRANDE BAGULHO ACESO. E A ERVA?TODOS VÇS BABACAS QUE DEFENDEM ESSE ABSURDO,TO COM VÇ FIALHO!

  15. Maconha é horrivel. Infelizmente quem é viciado não admiti que maconha faz mal por que simplesmente é viciado!

  16. Calem a boca, bando de hipócritas, nunca experimentaram na vida, e julgam que usam ou ja usaram, maconha não faz nada disso, o próprio doutor, Dráusio Varella disse que a maconha não traz maleficios ao corpo, só durante o momento da “larica” o usuário fica com uma fome imensa e visão embaralhada, nada mais!

    • O maior filósofo brasileiro cagando na cara desse dráuzio varella!
      Quem tem esse cara como parâmetro pra QUALQUER COISAS é no mínimo digna e pensa e não pensa mesmo..

      • Sobre minha saúde devo acreditar em um médico ou nesse tal “maior filósofo brasileiro”?

  17. um dia todos nós iremos morrer cara’ ,
    um conselho a todos, vivam suas vidas da melhor maneira possível,
    independente do que estiver fazendo, a vida é uma só’, alem do mais do que adianta você parar de fumar com medo de morrer de câncer se a qualquer momento você pode falecer, tanto naturalmente como em algum acidente ou crime, ninguém sabe o dia de amanhã, então procure viver cada dia como se fosse o ultimo’ , #FicaDica

    • Que papo de mané! Então sai transando sem camisinha por aí, dando os fundos, sugando gás de geladeira e pronto. Depois veremos se as consequências de tudo isso irão permitir que você aproveite a vida de alguma maneira.

    • è curioso como as pessoas defendem SEUS VÍCIOS “! assim eu falo pra irmã para de fumar que essa tosse vai passar …..e ela fala que está gripando, dando desculpa para aDROGA DO CIGARRO ” assim aparece os malucos a defender as coisas mais absurdas ! MACONHA É UM PASSO PARA AS PESSOAS FICAREM DEPENDENTES AS OUTRAS COISAS MAIS FORTES. JOVENS NÃO CAIM NESSA DE QUE NÃO FAZ MAL ! D~E UM SENTIDO A SUAS VIDAS ,TEM TASNTA COISA MARAVILHOSA PRA VCS VIVEREM . TUDO QUE SAI DO NATURAL É DROGA ! PRATIQUE ESPORTE, VIVA A NATUREZA,FAZ BOAS AMIZADES,DESCUBRA O AMOR DE DEUS DENTRO DE VOCÊ ! SEJA CONSEQUENTES ! DROGA ÉSEMPRE DROGA !

  18. quem escreveu a matéria teria como colocar a pesquisa q foi baseada da onde vem os dados ? matéria sem fonte para mim é puro achismo

    • Droga é droga, alcool, cigarro,maconha, remédios, não sei como alguém pode ser tão estupido de consumir e ainda apoiar a causa de tantas desgraças…. Não só de infeliz que usa, mas de milhares de almas prejudicadas direta ou indiretamente pelo consumo, tráfico, famílias dos viciados… Até nos States tá uma luta pra combater o maldito tráfico onde tem bandidos fazendo plantações até em reservas florestais, ameaçando e expulsando habitantes locais, quantas pessoas tem morrido na guerra das gangues só lá no México é de perder a conta…
      Porém nada disso existe, é real na vida de lunáticos viajando sobre o efeito do baseado, e o pulmão, se prepara pro cancêr e outras doenças, isso tem até base científica, pesquisadores do Instituto do pulmão da Grã-Bretanha constataram isso… Vai desmentir-los tbm, é achismo deles?

Deixe um comentário

