Ciro Gomes, fator imponderável

O que será que Ciro vai aprontar dessa vez?

Nivaldo Cordeiro

O site do IG trouxe agora o destaque das declarações de Ciro Gomes, praticamente confirmando que foi abandonado pelo PSB e pelo PT, não havendo como manter a candidatura à Presidência da República. Penso que ao observador não deve escapar o fato, relevante em si. Ciro Gomes é um cacique diferente, genioso, agressivo, de perfil ideológico indefinido, camaleônico. Não devemos nos esquecer de que Lula deixou de viajar ao exterior quando tentou, em Recife, convencer o deputado cearense a abandonar a disputa, em fevereiro último.

Naquela data Lula padeceu de “cirose” aguda, que Ciro Gomes é língua solta e temerário e não respeita ninguém. A viagem foi proibida pelo médico presidencial. Não é fácil dizer não a Ciro Gomes sem tomar sopapos.

Como Ciro reagirá a esse fato? Vimos que a recente visita que Dilma Rousseff fez a terras cearenses não foi um passeio no parque. O governador Cid Gomes, seu irmão, ignorou-a. É provável que o PT tenha perdido o palanque no Estado do Ceará, assim ajudando enormemente à candidatura adversária, fraca no nordeste.

A proximidade de Ciro Gomes com Tasso Jereissati, senador do PSDB e seu padrinho político, a quem já declarou apoio e por quem fará campanha, é um complicador adicional. É bem verdade que a manutenção da sua candidatura prejudicaria enormemente os planos do PT, que o incentivou tão somente visualizando a possibilidade de fustigar José Serra em São Paulo. O plano não deu certo e agora a cúpula petista terá que domar a fera. Não creio que Ciro Gomes queira romper com o PT, mas se Serra crescer nas pesquisas, como de fato tem crescido, a tendência é de uma composição com os correligionários de Tasso Jereissati.

É preciso reconhecer em Ciro Gomes uma forte liderança no nordeste e também no eleitorado nordestino residente em São Paulo. Declarações suas contra Lula e o PT terão efeito devastador justamente no segmento onde Lula é mais forte. Como Ciro Gomes é genioso e imprevisível, será divertido observar os próximos movimentos. É possível que Ciro, vaidoso como só ele é, acabe por chutar o pau da barraca.

Esse é mais um elemento a complicar o xadrez eleitoral de Dilma Rousseff. O PT alimentou a cobra e agora terá que lidar com ela, que é forte e porta veneno. Aguardemos.

Fonte: Mídia Sem Mascara

Anúncios

  1. Gilberto Freire, já morreu a muito tempo, sociólogo, historiador e tem no seu acervo literário a sua grande obra “Casa Grande e Senzala”. O presidente do PPS é Roberto Freire senador pelo estado de Pernambuco.
    Quanto a Ciro Gomes vejo que não conhecem, este grande brasileiro, que tem como marca maior sua coragem, honestidade e uma visão política e econômica de um mundo mais igualitário. Tenho como o maior político social democrata da atualidade.

    Cândido Antonio Neto 04/06/10

    • Lenin também era social-democrata e todos sabemos que “mundo mais igualitário” ele e seus colegas construíram na Rússia.

  2. Ué, como Ciro Gomes não é socialista se ele está filiado a um partido que defende o socialismo e cujo presidente(Gilberto Freire) defende escancaradamente essa ideologia??

    • Gilberto Freire, se não me engano, é o presidente do PPS, partido ao qual Ciro foi filiado. Atualmente ele e sua turma, incluindo os irmão Cid e Ivo, estão filiados ao PSB. Porém, eu considero Ciro um político patrimonialista e não socialista. Na minha opinião,ele tem características de equerda, quando defende que o Estado deve intervir sempre, seguindo aqui seu Gurú, Mangabeira Unger, mas tem também propostas que agradariam a direita, quando defende, por exemplo, uma polícia forte para combater o crime. Sendo assim, Ciro não me parece alguém preocupado em ter ideologia definida, ele pensa o país de acordo com o que acha ser necessário para o país no momento. Isso já o torna melhor que qualquer esquerdista.

      • Obrigado pela correção.PPS para PSB só muda a posição do S de socialista, meu filho.

        Eu acho Ciro Gomes contraditório e é que nem o PMDB: não sabe o que quer realmente e se alia sempre com quem está mais forte no momento.

        Ué, defender uma polícia forte para combater o crime até o PSDB e o DEM defendem.

      • É verdade. Bom, talvez Ciro, por apoiar o governo comunista de Lula deva ser considerado comunista também, já que está participando da bagunça. Todavia, não deixo de considerá-lo um político mais patrimonialista do que socista. Ele é patrimonialista por convicção e comunista por conveniencia. Talvez voce concorde com isso.

  3. Não acho que Ciro seja socialista. Vejo que o erro dele foi ter confiado demais nos comunistas e socilaistas. Infelizmente Ciro filiou-se ao PPS e ao PSB, ambos ligados ao Foro de São Paulo e, na minha opinião, esse foi outro erro.

  4. Esse Ciro Gomes é mais um socialista imbecil. É o rei da contradição e da falta de projetos políticos consistentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: